Como não levar o capacitismo na sociedade contra pessoas com deficiência para a sua empresa?

O capacitismo na sociedade é um fenômeno social que perpetua o preconceito e discriminação contra pessoas com deficiência. Por isso, é crucial entender o tema para evitar que esse mal afete a sua empresa, além de descobrir como promover a inclusão.

O que é o capacitismo na sociedade?

O capacitismo na sociedade é a crença de que as pessoas com deficiência são inferiores ou menos capazes do que as que não possuem nenhuma condição. Nesse sentido, ele se manifesta de diversas formas, que podem incluir:

  • estereótipos negativos;
  • preconceito;
  • discriminação.

Além disso, a falta de acessibilidade, em todos os sentidos, também é uma forma de expressão do capacitismo.

Então, é crucial investir em ações que diminuam e combatam esses atos, bem como é crucial adaptar os ambientes para que todos possam ir e vir com a mesma facilidade.

Negação de direitos

A negação de direitos iguais, que incluem à educação, emprego e à participação no meio social, é outro aspecto do capacitismo.

Esse mal pode levar à exclusão social desse grupo de minoria, dificultando a formação de relações e a participação em atividades sociais, por exemplo.

Como não levar o capacitismo na sociedade contra pessoas com deficiência para sua empresa?
O capacitismo deve ser combatido nas empresas logo em seus primeiros sinais. Imagem de Freepik

Como evitar que o capacitismo na sociedade afete sua empresa?

Para evitar que o capacitismo na sociedade afete a sua empresa, é ideal investir na reeducação e que haja uma sensibilização por parte de todos. Ainda assim, é crucial:

  • fazer treinos;
  • promover palestras;
  • dar exemplo de respeito e empatia.

Vale destacar ainda que o ato de incluir cases de luta e sucesso pode inspirar para que novas histórias sejam escritas.

Garanta ainda que o ambiente de trabalho seja acessível a todos, com rampas, banheiros adaptados e outros recursos, segundo as demandas das pessoas com deficiência.

Do mesmo modo, ofereça a tecnologia assistiva para todos os membros da sua equipe desse grupo, como software de leitura de tela e teclados adaptados.

Políticas de inclusão

Crie políticas claras de inclusão que enfatizem a equidade de oportunidades para todas as pessoas, seja qual for a sua condição.

Ainda assim, implante os processos de contratação que garantam que todas as pessoas tenham acesso igual às vagas de emprego.

Os materiais de comunicação e documentos também devem conter formatos acessíveis, como braille, áudio e formatos eletrônicos acessíveis, caso seja preciso, além de outras soluções.

Como combater o capacitismo na sociedade?

Para combater o capacitismo na sociedade, o primeiro passo é lutar contra o preconceito e não propagar ideais que diminuam ninguém.

Quais são os benefícios do combate?

A diversidade de pensamento resultante da inclusão pode levar a inovações enormes nos produtos e processos de uma empresa.

Do mesmo modo, as empresas que promovem a inclusão são vistas de forma mais positiva pelo público, ajudando a melhorar a sua imagem social e a sua reputação.

Além disso, as empresas podem promover a inclusão e ainda ter mais alguns benefícios, como os seguintes:

  • diversidade de talentos;
  • inovação;
  • melhoria da reputação.

O Brasil também possui uma lei que exige a inclusão de pessoas com deficiência no local de trabalho em diversas condições. Então, descumprir essas leis pode resultar em multas e penas legais para o CNPJ.

Garantia de direitos

As empresas podem implantar e fazer cumprir leis e políticas que protejam os direitos das pessoas com deficiência, que proíbam a discriminação e promovam a equidade para todos.

Empregabilidade

É ideal incentivar uma contratação mais inclusiva e treinar o seu RH para ser mais sensível na hora de adicionar mais alguém a equipe.

Assim, evite olhar apenas para as características físicas e treine todos para poderem atingir o sucesso, uma vez que entrem para a empresa.

Como não levar o capacitismo na sociedade contra pessoas com deficiência para sua empresa?
Combater o capacitismo é crucial para criar um mundo melhor e mais acolhedor para todos. Imagem de Freepik

Por que combater o capacitismo na sociedade?

Combater o capacitismo na sociedade é crucial por várias razões, já que que refletem princípios de justiça, equidade e respeito pelos direitos humanos.

Ainda assim, também é crucial para promover a justiça e a igualdade para todos em geral. Afinal, todas as pessoas têm o direito de serem tratadas com empatia.

Direitos humanos

Respeitar e proteger os direitos humanos é um princípio crucial. Nesse sentido, o capacitismo viola esses direitos, com a negação de chances de uma vida plena pela forma de tratar as pessoas com deficiência de maneira desigual.

Combatê-lo no meio social e nas empresas é uma questão de justiça e respeito pelos direitos humanos.

A promoção da inclusão e da acessibilidade, por sua vez, são cruciais para criar um mundo mais justo e acolhedor para todas as pessoas, sem considerar as suas características físicas.

Desenvolva mais talentos em sua empresa

Ignorar o potencial das pessoas com deficiência significa perder talentos valiosos. Isso porque, elas possuem soft skills incríveis que podem beneficiar o meio social e a sua empresa.

Do mesmo modo, é mais fácil reter esses talentos e outras pessoas na sua equipe, caso estes vejam que é um local seguro em todos os sentidos.

Como a IIGUAL pode ajudar a sua empresa?

A IIGUAL é mais do que uma empresa, é uma solução que surgiu para unir negócios e as pessoas com deficiência que precisam de uma chance no mercado de trabalho. Nesse sentido, promove ações que vão transformar todo o seu ambiente, cultura e clima internos.

Por isso, entre em contato agora mesmo e conheça tudo sobre essa marca e o seu importante trabalho.

Deixe um comentário

Carrinho de compras
Rolar para cima