A comunicação institucional reflete os valores da empresa e é uma ótima forma de reforçar com a equipe a missão da firma. Por isso, serve para tratar sobre o tema da inclusão no dia a dia e para combater o preconceito.
O que é a comunicação institucional?
A comunicação institucional é o conjunto de ações de uma empresa para tornar sólida a sua marca perante o público, seja ele interno ou externo, o que inclui:
- funcionários;
- clientes;
- fornecedores;
- mídia;
- comunidade.
A partir dela, é possível deixar claro quais são os seus valores, princípios e objetivos. Para isso, pode incluir diferentes tipos de comunicação, tais como releases, site institucional e canais internos de informação.
Esse setor também tem grande importância na gestão de crises, como, por exemplo, quando a companhia se vê envolvida em alguma polêmica.
Para que serve?
O principal objetivo desse campo de atuação é criar uma imagem sólida e confiável em torno da marca. Isso facilita sua interação com os clientes e a destaca no mercado perante os rivais do mesmo nicho.
Fora isso, também é um fator que aumenta a adesão das equipes, o que evita o turnover, ou seja, a alta rotatividade dentro do setor.
Quem desenvolve a comunicação institucional?
A comunicação institucional de uma empresa, em geral, fica a cargo de um jornalista ou Relações Públicas. Mas, isso depende do porte da companhia, que pode ou não ter alguém para essa função.
Em qualquer caso, é preciso um canal direto com as demais áreas da empresa, desde a gestão, RH e demais setores. Dessa forma, todos ficam alinhados quanto aos valores e linguagem da marca.
Quais são os principais meios de comunicação institucional?
Entre os canais para comunicação institucional estão as redes sociais, sites e informativos internos, como, por exemplo:
- LinkedIn;
- Twitter;
- site ou blog;
- Youtube;
- intranet e newsletters para os funcionários;
- jornais impressos.
Em cada um desses canais, é preciso estar atento ao tipo de público com quem a marca interage. Assim, é possível ter mais êxito na interação ao adequar o formato e linguagem de acordo com a mídia.
Como usar a comunicação institucional para combater o preconceito?
A comunicação institucional é uma boa forma de divulgar ações de diversidade que a empresa coloca em prática. Isso serve para inspirar outros negócios a seguir o mesmo exemplo e também gera um impacto positivo perante o público.
Cultura e valores
Outro ponto que merece constar nos canais oficiais de uma marca são os valores que a empresa considera essenciais, como, por exemplo, a inclusão e a diversidade.
Esse tipo de ação passa uma mensagem clara ao mercado, bem como estimula que pessoas com deficiência se candidatem as vagas na companhia.
Materiais educativos
Do ponto de vista interno, também é crucial conscientizar as equipes sobre os valores da empresa, além de combater o preconceito e discriminação. Para isso, pode-se aproveitar os canais para envio de materiais como, por exemplo:
- conteúdos em vídeo;
- webinars sobre inclusão;
- textos e infográficos.
Também é possível aproveitar esse espaço para divulgar as ações e campanhas nacionais sobre pessoas com deficiência. Além disso, a empresa pode promover parcerias com ONGs, a fim de engajar as equipes a participarem de trabalhos voluntários.
Esse tipo de experiência ajuda as pessoas a terem contato com uma realidade diferente e assim, elimina o preconceito. Fora isso, ainda traz um resultado positivo à comunidade.
Incentive a participação
Outro ponto na comunicação da empresa é dar espaço para ouvir o público, tanto interno como externo. Dessa forma, pode-se obter novas ideias sobre temas para incluir em suas ações.
Também é uma forma de identificar problemas, como a falta de acessibilidade em suas instalações. Assim, pode trabalhar de forma constante para atingir um melhor nível de inclusão.
Por que investir na comunicação institucional para vencer o preconceito?
A comunicação institucional é um meio eficaz e com baixo custo, mas que pode trazer resultados muito positivos. Afinal, boa parte dos canais para realizar esse tipo de conexão com a audiência já está à disposição, tais como:
- redes sociais;
- e-mail;
- site ou blog.
Por outro lado, essas ações simples têm um impacto grande na forma como a sociedade e em especial os clientes veem a marca. Isso porque, cada vez mais se valorizam quesitos como a responsabilidade social na decisão de consumo.
Mais resultados na equipe
Do ponto de vista de quem trabalha dentro da empresa, ter a noção sobre os valores e a relevância no mercado serve como incentivo aos trabalhadores. Assim, as equipes ganham com o maior engajamento e cooperação entre seus membros.
Outro fator para levar em conta é que quando uma pessoa ingressa na empresa, já está ciente sobre a cultura interna. Isso pode evitar muitos conflitos durante a fase de adaptação, além de auxiliar na integração das pessoas com deficiência.
Como implantar a comunicação institucional?
Para uma comunicação institucional eficaz, o primeiro passo é ter bem definidos os valores e a imagem que a empresa quer transmitir. A partir disso, conforme os objetivos, é preciso definir o canal para divulgar.
Mais importante do que isso é integrar todos os membros para agirem em harmonia com o que a marca prega. Afinal, cada pessoa leva o nome da empresa quando se apresenta em nome dela.
Nesse contexto, o trabalho interno deve ter mais foco do que o externo no início, a fim de integrar todo o esforço.