O treinamento comportamental consiste em um programa que guia as ações e como uma pessoa pensa no local de trabalho. Desse modo, cria uma revisão das atitudes de todo o quadro de pessoal e alinha com uma cultura positiva em relação aos colegas de equipe.
O que é um treinamento comportamental?
Um treinamento comportamental é um plano de avanço profissional que foca na reforma e avanço de reações e atos de uma pessoa do quadro de trabalho.
Em geral, aborda vários tópicos, como técnicas para o diálogo, trabalho em equipe, liderar, gerir conflitos, tomar decisões, empatia e solução de falhas. Além disso, lida com o estresse e a diversidade e inclusão, assim visa criar um local com clima saudável.
É feito por meio de várias ações, como workshops, seminários, coaching, e-learning e meios de difusão, portanto, são ideais para quaisquer firmas. Então, cria uma cultura crédula, com valor no avanço pessoal e hábil dos funcionários, o que ajuda nas relações entre as pessoas.
Por que a inclusão é crucial no local de trabalho?
Porque é o ato de incluir pessoas com várias origens, visões e técnicas para a equipe, resulta em saídas criativas para os reveses do comércio. Dessa forma, as firmas que contém uma cultura inclusiva atrai uma gama mais ampla de talentos e as retém a longo prazo.
A inclusão cria um local de trabalho positivo e acolhedor, o que amplia a alegria, leva a uma aura mais saudável e a relações mais sinceras. Além disso, adquire o crédito entre clientes, sócios do negócio e grupos em geral, o que faz crescer a marca no mercado.
Em muitas comarcas, a inclusão é um dever legal, não realizá-la, então, pode resultar em ações legais e multas.
Como fazer um treinamento comportamental?
Para fazer um treinamento comportamental eficaz é vital definir os objetivos claros, como o que você deseja alcançar e o que precisa melhorar, em seguida, fazer uma análise das faltas para detectar lacunas nas aptidões ou ações atuais dos membros.
O método para treinar mais apto é conforme o público e objetivo, também é preciso adquirir aparatos, recursos e itens vitais, dessa forma, isso inclui:
- os assuntos;
- manuais;
- tarefas práticas;
- vídeos;
- definir datas;
- horários;
- local da tese.
É vital optar por autores hábeis, pois eles devem ter um bom domínio de conteúdo e técnica de diálogo prático para uma boa captação. Além disso, os membros precisam estar atraídos e participar, porque o feedback deles será usado para melhorias contínuas.
Dever da liderança
Os líderes de equipe atuam com um papel vital no êxito de treinos de ações de pessoas em uma firma. Dessa forma, não apenas fazem parte do sistema, mas também têm deveres para realizar antes, durante e após as reuniões.
A gestão que deve encorajar e motivar seus membros, dar suporte, orientar e dar chance para praticar o que foi ensinado. Assim, também devem criar um clima que inclua a oferta de diálogo aberto, do respeito mútuo e da parceria entre as equipes.
Os líderes possuem atuação direta sobre o local de trabalho e atos dos membros de uma equipe dentro da firma. Então, se houver foco e envoltura no regime, é viável que o treino tenha êxito e gere efeito positivo.
Quais são os tipos de treinamento comportamental?
Os tipos de treinamento comportamental visa refinar os meios de diálogos entre as pessoas da equipe e inclui comunicação verbal, não verbal e escrita, incluem também:
- os treinos para líderes e gestores: tomar decisões e gerir conflitos;
- de gestão de tempo: técnicas para polir a eficiência no uso do tempo;
- métodos de negociação: alcançar acordos benéficos;
- gestão do estresse e bem-estar: evoluir a saúde mental e emocional;
- diversidade e inclusão: ensina como criar locais inclusivos;
- ética e justiça: aderir aos padrões éticos da filial.
Vantagens desse tipo de treinamento
Ajuda a ampliar a empatia e sinergia para tornar as relações entre pessoas mais eficazes, maior produção, menos conflitos e mais êxito. Assim, podem investir na inovação e na relação de ajustes e alinhar os membros com os valores e metas da empresas.
Garanta que o seu quadro de pessoal tenha clareza das leis e regras valiosas e cumpram essas diretrizes, também ajuda com a fidelidade e o prazer do cliente.
Qual é o objetivo do treinamento comportamental?
O objetivo do treinamento comportamental é fazer trocas efetivas nas ações dos funcionários para que eles possam realizar suas funções com eficácia. Então, apoiar os colegas de equipe e se adaptar a novos casos e desafios que ocorrem no local de trabalho.
As metas incluem mudar atos e ações, a fim de avançar o diálogo com colegas, gestão, oficiais e clientes. Afinal, há muitos erros que podem se resolver por meio de falas mais claras e efetivas entre times, além disso, é vital detectar pontos de reformas.
Como criar um treinamento eficaz?
Crie um plano com detalhes e inclua a estrutura, a duração, os tópicos a serem citados e as tarefas de estudo. Desse modo, insira itens mútuos, como debate em grupo, teses, estudos de caso, exemplos do mundo real para ilustrar conceitos e tarefas práticas.
Avalie o treino no final e colete feedback dos ouvintes, além de medir o êxito atual, avalie o efeito a longo prazo na conduta dentro da firma.
Envie notas e convites para as sessões, incite a presença ativa de todos e crie um local diverso e inclusivo. Dessa forma, é vital citar que um treino eficaz é um método coeso e não uma solução única, é preciso sempre atualizar as sessões.