O plano de carreira em Y é uma das melhores opções para garantir a inclusão de pessoas com deficiência e a diversidade no ramo profissional. Isso não só no sentido de ajudá-las a ter um emprego, mas de incentivar a qualificação constante.
O que é um plano de carreira em Y?
Plano de carreira em Y é um modelo onde os funcionários da empresa podem crescer em dois sentidos. Então, o profissional alcança cargos administrativos ou fica responsável por funções técnicas.
O legal desse método é que as pessoas têm várias oportunidades. Além disso, conseguem escolher qual sentido querem que sua carreira tome. Dessa forma, elas crescem conforme o tempo e a experiência na empresa.
Para pessoas com deficiência, esse tipo de plano é ótimo. Afinal, tem-se um maior controle sobre sua jornada, sem contar que torna o ambiente mais inclusivo. Isso visto que as chances de crescimento são para todos.
Como funciona o plano em Y?
O plano em Y permite que o profissional escolha entre ser um especialista ou generalista. Diante disso, vale a pena entender melhor essa configuração.
Generalista
Como o nome já entrega, aqui o colaborador tem um perfil mais gerencial. Assim, atua de forma direta com pessoas. Além disso, também impacta vidas, dentro e fora do espaço de trabalho.
Quem tem esse aspecto é mais paciente e tem a função de manter uma equipe engajada e organizada. Dessa forma, ocupa cargos de liderança, como, por exemplo:
- gerente;
- supervisor;
- coordenador;
- diretor;
- presidente.
Especialista
O profissional que fica nesse espectro tem muito conhecimento prático e técnico. Portanto, conta com uma capacidade analítica enorme. Ainda mais, aprende rápido e mantém foco na execução de processos.
Um detalhe que difere esse perfil é que aqui o colaborador trabalha de modo mais autônomo. Assim, costuma ser a única pessoa a lidar com as cobranças. Diante disso, especialistas atuam como consultores, líderes de pesquisas e criadores de produtos.
Quais as vantagens do plano de carreira em Y para pessoas com deficiência?
Pessoas com deficiência se beneficiam muito do plano de carreira em Y, visto que ele proporciona mais oportunidades. Além disso, existem outros aspectos que fazem total diferença nesse sentido, confira logo abaixo:
- desenvolvimento de competências novas;
- mais oportunidades na carreira;
- visão inovadora.
Desenvolvimento de competências novas
Quem tem a chance de seguir esse plano de carreira tem a oportunidade de seguir uma jornada de aprendizado constante. Então, fica mais fácil desenvolver novas competências. Isso porque, a empresa investe muito em cursos e treinamentos.
Ela mantém, ainda, contato com instituições de ensino. Dessa forma, o crescimento profissional é sempre uma prioridade. Esse tipo de iniciativa pode mudar a vida de pessoas, muitas vezes excluídas, por puro preconceito.
Mais oportunidades na carreira
Tanto especialistas quanto generalistas são muito bem valorizados no mercado de trabalho. Assim, o importante é ter qualificação para atuar como tal. Isso porque, eles são essenciais para qualquer companhia na tomada de decisões.
Diante disso, têm-se as melhores oportunidades de emprego. Então, pessoas com deficiência deixam de ser vistas apenas pelas suas limitações e são reconhecidas pelas suas competências.
Também vale deixar claro que esse tipo de carreira permite que todos os perfis profissionais possam se desenvolver. Afinal, nem todo mundo se sente confortável em posições de liderança e elas não são as únicas opções no mercado.
Com isso, pessoas mais tímidas e introspectivas também contam com oportunidades de trabalho. Dessa forma, podem mostrar o seu potencial, sem medo algum.
Visão inovadora
Qualquer empresa que deseja ser inovadora precisa da ajuda de profissionais qualificados. Afinal, esses últimos estão buscando novas formas de executar processos e otimizar meios de produção.
Quais são as vantagens do plano de carreira em Y para as empresas?
As empresas também se beneficiam do plano de carreira em Y, visto que ele ajuda a reter talentos. No entanto, outros tópicos também são de grande vantagem para as companhias, veja só:
- ganho de produtividade;
- atração e retenção de talentos;
- alocação de profissionais;
- otimização na solução de problemas.
Ganho de produtividade
Pessoas especializadas são mais eficazes no trabalho, isso é fato. Então, elas não só melhoram a produtividade de uma empresa, como também otimizam os resultados. Além disso, ajudam na tomada de decisões.
Atração e retenção de talentos
Hoje em dia, atrair talentos não é um processo fácil e retê-los, é mais complexo ainda. Portanto, permitir que os funcionários desempenhem funções de acordo com seus perfis faz total diferença nessa questão.
Alocação de profissionais
Nesse tipo de plano de carreira, as pessoas têm mais liberdade para escolher em qual direção vão seguir. Dessa forma, para as companhias isso é muito benéfico, visto que elas aproveitam melhor as habilidades de cada profissional.
Com isso, eles contribuem de modo mais efetivo e ajudam a evitar possíveis falhas. Além disso, o modelo em Y torna o ambiente de trabalho mais leve, visto que cada um está na área que deseja.
Otimização na solução de problemas
Pessoas engajadas e felizes com seu trabalho atuam melhor na hora de resolver problemas. Assim, fica mais fácil antecipar os possíveis erros durante uma operação. Para qualquer negócio, essa é uma vantagem enorme.
Vale a pena investir em um plano de carreira em Y?
Investir em um plano de carreira em Y vale muito a pena. Dessa forma, empresas extraem o melhor de seus colaboradores. Além disso, pessoas com deficiência são valorizadas pelas suas competências e não excluídas por suas limitações.
Os motivos acima justificam a aplicação desse modelo. Então, se sua companhia deseja ser mais eficaz, diversa e inclusiva, essa é uma ótima alternativa para se considerar.