Evento ocorrerá na América Latina pela 1ª vez; Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de SP manifestou apoio à iniciativa
Com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, o Brasil foi escolhido para sediar o Congresso e 11ª Assembleia Geral da União Mundial de Cegos (UMC) em 2025. A decisão foi tomada após reunião realizada na cidade de Wellington, na Nova Zelândia.
Pela primeira vez na história, o evento será realizado na América Latina. A estimativa é que cerca de mil participantes estejam representando organizações de 190 países e de todos os continentes.
“É uma excelente notícia. Esse evento reúne autoridades do mundo inteiro e debate as principais decisões para a inclusão e assistência das pessoas com deficiência visual. A intenção é criar um ambiente muito mais acessível e inclusivo para todas as pessoas com deficiência visual, que são 1,3 milhão no Estado de São Paulo”, destacou o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.
A Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB), o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) também participaram das tratativas.
Juntamente com o Congresso e a Assembleia, o país receberá a Feira Internacional de Tecnologia Assistiva.