Publicado: 30 Novembro 2023 Última Atualização: 30 Novembro 2023
Diagnóstico será apresentado nesta terça-feira (05/12), em evento que contará com análise dos dados por especialistas da área, seguido de debate
Livros acadêmicos adaptados às pessoas com deficiência visual ou baixa visão são os que mais fazem falta atualmente no Brasil para este público.
É o que aponta a pesquisa “Cenários da Leitura Inclusiva – Perfil dos Leitores Cegos e com Baixa Visão no Brasil”, do Instituto Data Folha, que será apresentada nesta terça-feira (05/12), a partir das 8h, na Biblioteca Braille Álvares de Azevedo, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), localizada no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica.
O levantamento, encomendado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos (São Paulo), será apresentado por Maria Sebastiana de Melo, representante da instituição e que atua como agente cultural e técnica em acessibilidade.
Os dados da pesquisa foram coletados no 2º semestre deste ano, junto a três públicos importantes para compor estes cenários da leitura inclusiva no Brasil: Leitores com deficiência visual, cegos e pessoas com baixa visão; Instituições cadastradas para o recebimento de livros da Fundação Dorina; e Profissionais do mercado editorial, vinculados a editoras inscritas no Portal do Livro Acessível.
Após a apresentação da pesquisa, das 9h às 11h, será realizada a análise dos dados e o debate “Leitura Inclusiva: Expectativas, Demandas e Sugestões”, com participação da drª Keila de Faria (Febab); Tatiana Lima Evangelista, do Conselho Regional de Biblioteconomia 1º Região – CRB-1 (DF/GO/MT/MS); Maria Eunice Suares Barbosa, da Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Goiás e Jandira Azevedo, mestra e doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília (UNB).
Das 14h às 17h, a programação se estende em outro local, no Centro Brasileiro de Atenção ao Deficiente Visual (Cebrav), onde serão lançados Livros Infantis em Formatos Acessíveis e um momento dedicado à contação de histórias. O Cebrav fica na Rua 135 nº 235, Setor Oeste, Goiânia.
Sobre a fundação
A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico, dedicada à inclusão social de pessoas com deficiência visual.
Uma das formas importantes para favorecer essa inclusão é a produção e a distribuição de livros em formato acessível, especialmente em braille, bem como o incentivo a essas atividades em instituições em todo o Brasil.
Serviço:
“Cenários da Leitura Inclusiva – Perfil dos Leitores Cegos e com Baixa Visão no Brasil”
Horário: a partir das 8h
Local: Biblioteca Braille Álvares de Azevedo (Centro Cultural Marietta Telles Machado, Praça Cívica, nº 2, Setor Central.
Entrada gratuita