Dias quentes podem causar danos na carroceria; saiba como evitar gastos com funilaria
Por Cauê Lira
14/11/2023 12h25 Atualizado há 2 semanas
A incidência direta de sol e chuva por muitos dias pode causar deterioração na carroceria e danos na pintura do seu carro.
Durante as ondas de calor, aqueles que deixam seus veículos estacionados no sol devem ficar ainda mais atentos para evitar gastos no futuro.
Se você mora numa casa ou condomínio com vagas descobertas ou muito expostas, Autoesporte separou algumas dicas sobre como proteger a pintura do seu carro do sol e da chuva durante as semanas quentes. Acompanhe abaixo.
Capas protetoras impermeáveis podem ser uma opção, segundo Ricardo Vettorazzi, gerente técnico da divisão de repintura da PPG, fornecedora de tintas, revestimentos e materiais especiais. “Além disso, a limpeza do veículo deve ser realizada antes do uso desse tipo de proteção. Cobrir um carro úmido pode causar manchas”, ressalta o especialista.
Entretanto, segundo Vettorazzi, essa limpeza é capaz de estragar a pintura se feita com produtos errados.
“Não utilize gasolina, álcool ou outros solventes. O correto é usar sabão com um pH neutro para higienizar o veículo”, diz.
Caso ocorra a eventual queda desses produtos ou de outro material como fezes de aves na lataria é importante lavar imediatamente a área afetada.
Outra prática comum para proteger a carroceria do carro é o polimento.
O método, porém, pode se tornar o vilão da história se não for feito de forma correta, com os produtos certos.