Ações culturais têm potencial para revolucionar a sua empresa, e podem ser uma excelente maneira de trabalhar as estratégias de inclusão.
Toda empresa comprometida com o seu desenvolvimento oferece meios para que seus colaboradores continuem crescendo, tanto profissionalmente como nas habilidades interpessoais.
Você já pensou em como faz diferença, para a cultura da empresa, realizar palestras, sensibilizações, semanas temáticas (por exemplo, uma semana da diversidade), entre outros?
Como costumamos dizer, incluir é muito diferente de contratar. Algumas empresas podem pensar que basta contratar pessoas com deficiência para serem inclusivas.
Mas isso não é verdade.
A inclusão é um processo, que tem efeito cascata, não deve ser uma preocupação do RH, mas de todos os líderes, gestores, coordenadores, e deve alcançar os colaboradores também.
Para isso, uma das melhores estratégias ao investir na mudança cultural da sua empresa é trazer pessoas que são referências no assunto, para falarem, ensinarem, sensibilizarem a respeito da inclusão.
Inclusive, você pode levantar os dados necessários para entender a comunidade de pessoas com deficiência.
Quem tem relevância no meio? Quem tem ensinado as boas práticas de inclusão através da sua experiência?
Após entender quem pode ajudar, é importante planejar as palestras, treinamentos e eventos que ocorrerão.
Antes da pandemia, era necessário pensar em gastos de deslocamento, locação de alguns espaços para a realização dos eventos, entre outros.
No entanto, o mundo agora é digital. Por isso, ficou ainda mais fácil “trazer” palestrantes e referências da área, já que agora as reuniões podem acontecer remotamente, de forma online.
E até a palestra ou a ação planejada para mudar a cultura da empresa também se torna mais inclusiva, uma vez que pessoas de todos os lugares e diferentes estados também poderão participar.
Nós, da iigual, temos visto a cultura de muitas empresas mudarem radicalmente, através desses trabalhos de inclusão.
Fazemos palestras para a alta liderança das empresas (leia aqui https://iigual.com.br/blog/2020/06/01/5-vantagens-das-palestras/) porque dessa forma, a empresa pode se tornar inovadora, colaborativa e responsiva às mudanças do mundo e das necessidades dos seus clientes; assim como para gestores, RH, e colaboradores em geral.
Para cada público, existe uma abordagem diferente e customizada, que deve ser considerada para servir ao papel de cada um na construção de um programa de inclusão.
Quanto mais conhecimento seus colaboradores e gestores tiverem a respeito de inclusão, mais proveitoso será o processo de incluir pessoas com deficiência na empresa, que consequentemente, terá um ambiente cada vez mais aberto, humano e positivo.