Os hábitos empáticos são práticas que fazem muita diferença quando presentes nos colaboradores de uma empresa. Pois relações e conexões saudáveis entre eles é essencial para uma organização de sucesso, agora, entenda melhor como eles contribuem com isso.
Qual é a importância dos hábitos empáticos nos negócios?
Os hábitos empáticos são essenciais para uma empresa ter um crescimento saudável, pois as relações dos colaboradores não devem ser apenas de competitividade.
Nesse sentido, quando eles exercem a empatia juntos e trabalham por um mesmo objetivo, conseguem alcançar metas maiores.
Quando uma organização tem pessoas que possuem essa habilidade, o ambiente de trabalho se torna muito mais harmônico.
Igualmente, se cria laços mais ricos na empresa, os quais são muito necessários em momentos de dificuldade onde todos se esforçam para superá-los.
O que é empatia?
Pode-se entender a empatia como uma maneira de entender melhor o que uma pessoa pensa, sente e acredita. Também costuma-se ver como se colocar no lugar do outro a fim de enxergar as coisas por uma perspectiva que não seja a sua própria.
Como resultado, você se torna capaz de deixar o julgamento de lado e reconhecer as emoções alheias. Ter empatia por alguém consiste em se tornar vulnerável para tentar criar uma conexão com a condição do outro.
Por exemplo, suas dificuldades, dores e sentimentos, e colocar isso em prática tem um grande impacto no contexto de um ambiente de trabalho.
Quais são os hábitos empáticos para pôr em prática?
Como esse conceito da empatia em mente, confira a seguir uma lista com 6 hábitos empáticos que devem ser incentivados em sua empresa. Ou seja, primeiro isso deve partir da liderança para o restante compreender a importância da prática.
1- Ter interesse em conhecer pessoas
Antes de tudo, ter interesse em conhecer pessoas e as suas histórias é essencial em um ambiente de trabalho. Por meio dessa curiosidade, é possível aprender algo novo sobre o outro que pode mudar completamente sua visão sobre ele.
Curiosidade pelo mundo do outro
Essa prática de ter curiosidade pelo outro vai além de uma conversa superficial sobre assuntos triviais e inclui entrar no mundo dele. Aliás, é algo que se pode incentivar por meio de rodas de diálogos entre os colaboradores para gerar uma cultura de empatia na empresa.
2- Lutar contra o preconceito é um dos hábitos empáticos
É muito comum que uma pessoa tenha preconceitos quando não conhece alguém a um nível mais profundo. Por isso, é necessário que ela saia da sua zona de conforto e lute para ter uma nova visão sobre o outro.
Encontre traços em comum
Procurar pontos em comum em outras pessoas é uma forma de desenvolver atitudes empáticas e encontrar coisas para compartilhar, ao invés de dividir. Desse modo, aqueles que procuram ter empatia educam seu olhar para encontrar esses detalhes ao se relacionar.
3- Colocar-se no lugar do outro
Como já foi dito, essa expressão tem muita relação com os hábitos empáticos e significa se esforçar para compreender as ações de uma pessoa.
Então, ela é sempre usada com quem tem dificuldades de ver além do que os seus próprios pensamentos e impressões dizem a respeito do outro.
Interesse genuíno
Se colocar no lugar de alguém não é nada fácil, e requer um esforço com interesse genuíno em se envolver com a história da pessoa.
Isto é, quebrar seus preconceitos para entender o ponto de vista dela, algo que só é possível com o incentivo da sensibilização dos colaboradores.
4- Saber ouvir e se abrir é um dos hábitos essenciais
Ter a capacidade de ser um bom ouvinte é fundamental para praticar a empatia em uma empresa. Porque te leva a fazer o que puder para entender o estado emocional do outro e tentar ajudá-lo de alguma forma.
Nesse sentido, quando for ouvir alguém é muito importante demonstrar interesse em ouvir o que a pessoa tem a dizer.
Seja transparente sobre o que sente
Ouvir é importante, mas da mesma forma, é essencial saber se abrir e ser transparente sobre o que sente. Uma conversa não é somente escuta ativa, já que envolve as duas pessoas, dessa maneira, é necessário tirar sua máscara a fim de gerar conexão.
5- Inspirar mudanças
Um dos hábitos empáticos tem a ver com inspirar mudanças ao seu redor, ou seja, estimular outras pessoas a desejar ter mais conexão.
Alguém que exerce a empatia diariamente acredita que aqueles ao seu redor podem viver da mesma forma, então, sempre estimulam seus colegas.
Estimule ações de empatia
Boas ações podem ser contagiosas, por isso, deve-se estimular ações de empatia em uma empresa e reconhecer sua importância. Bem como criar maneiras de valorizar os colaboradores e garantir que a liderança seja a responsável por essas iniciativas.
6- Exercer empatia com pessoas de valores diferentes
Ser empático com aqueles que possuem os mesmos valores e crenças que você é uma tarefa bem fácil. Contudo, isso deve ser praticado principalmente com as pessoas de pensamentos diferentes do seu.
A empatia sustenta o trabalho em equipe
Ter empatia somente por um grupo seleto de pessoas não é o suficiente, pois o trabalho em equipe envolve indivíduos com traços distintos.
Por exemplo, outras vivências, experiências de vida, opiniões e perspectivas, dessa forma, um time só vai alcançar resultados se todos se respeitarem e se entenderem.
Quais são as vantagens de se ter hábitos empáticos na sua empresa?
Além dos benefícios com relação aos laços entre os colaboradores de uma empresa, os hábitos empáticos garantem vantagens para o crescimento dela. Nesse sentido, outros setores também têm muito a ganhar com a prática da empatia, como:
- Aumento das vendas, lealdade e referências;
- Aceleramento da produtividade e da inovação;
- Mais engajamento e colaboração entre os membros.
1- Diminuição do nível de estresse no trabalho
Um fato é que ninguém trabalha bem em um ambiente tóxico. Então, ter um espaço seguro e de acolhimento é essencial para que os funcionários se sintam à vontade. Isso seja para expor novas ideias ou para fazer seus papéis como de costume.
Ainda que se tenha muito trabalho envolvido, um time empático tem seu nível de estresse reduzido. Afinal, todos se entendem e buscam ajudar os outros para os problemas serem resolvidos.
É algo que parece simples, mas no dia a dia exaustivo, isso faz total diferença. Não é à toa que cada vez mais companhias entendem a importância desse cenário.
2- Aumento da produtividade
Imagine um time que vive sob estresse constante e não tem espaço para expor suas opiniões e ideias. Assim, sem dúvidas a produtividade do negócio é afetada de maneira negativa.
Não há benefícios em uma situação desse tipo. Portanto, ao colocar hábitos empáticos em prática, tudo muda. As pessoas se sentem mais confiantes e felizes no trabalho. Dessa forma, é óbvio que seu desempenho também será melhor.
Os líderes têm um papel muito importante nesse processo. Afinal, eles são os grandes responsáveis por coordenar tudo. Dessa forma, a gestão precisa entender seu time e buscar maneiras para que ele trabalhe em harmonia.
3- Aumento da satisfação do cliente
Não é só o funcionário da empresa que fica feliz com um ambiente com mais empatia. Isso também reflete na satisfação do cliente.
Funcionários mais felizes são mais comprometidos com seu trabalho. Dessa forma, o público-alvo da companhia também se beneficia disso. Perceba que tudo é um efeito dominó, onde cada ação interna reflete no cenário externo.
Como uma consultoria ajuda uma empresa a ter hábitos empáticos?
Uma consultoria ajuda a empresa a ser mais empática, de várias formas, como o treinamento. Afinal, ela conta com profissionais que entendem do assunto e vão oferecer medidas práticas de como transformar o ambiente de trabalho para algo acolhedor.
Diálogo e troca de ideias
Uma consultoria investe muito em diálogo. Assim, ela vai orientar como a gestão deve ouvir o seu time. Praticar a escuta ativa não é tão simples quanto parece e ter um auxílio nessa hora é bem importante.
Diversidade e inclusão
Uma das consequências de desenvolver a empatia é olhar para o outro. Então, para ter um espaço desse tipo é preciso investir em diversidade e inclusão. Afinal, o que importa são as competências de um profissional.
Uma boa consultoria ajuda o negócio a enxergar isso. Dessa forma, ela também mostra como ter uma empresa mais diversa e inclusiva. Tudo de modo a unir a teoria e a prática de maneira eficaz.
Vale a pena aplicar hábitos empáticos nas empresas?
Sem dúvidas vale a pena ter hábitos empáticos nas empresas. Isso porque só existem benefícios envolvidos nesse processo. No entanto, é necessário saber aplicar isso da forma correta.
Por essa razão, ter alguém do lado que entende do assunto faz, sim, a diferença. Por fim, não tenha medo de investir em uma consultoria de qualidade.
Um ambiente de trabalho harmônico e saudável reflete em todas as áreas de uma organização, pois os conflitos são reduzidos fáceis de se resolver.
Como resultado, se tem processos mais organizados, equipes de trabalho mais eficientes e um desenvolvimento constante que leva a empresa a se destacar no mercado.