Conheça os símbolos de acessibilidade para aplicar na sua empresa

Os símbolos de acessibilidade contribuem bastante para a inclusão social, fato que deve ser cada vez mais uma realidade na sociedade.

Isso porque eles ajudam a encontrar locais com a adaptação necessária para acolher todas as pessoas igualmente.

Neste sentido, é ideal conhecer todos eles, bem como a importância de cada uma para as pessoas com alguma deficiência.

Ainda assim, saiba o que diz a lei no Brasil sobre o uso dos símbolos e por que você deve adicioná-los ao seu ambiente de trabalho.

O que são os símbolos de acessibilidade?

Como o próprio nome já sugere, os símbolos são representações visuais que servem para identificar um local pronto para acolher pessoas com alguma deficiência.

No entanto, é preciso saber como identificar os símbolos de acessibilidade, os quais são muitos, mas de suma importância.

Quais são as suas funções?

A principal função, junto de uma sinalização em acessibilidade, é facilitar o acesso. Assim, pessoas que tenham alguma deficiência ou seus acompanhantes sabem como esse local pode recebê-las de forma igualitária.

O que diz a lei sobre os símbolos de acessibilidade?

O Brasil não possuía uma lei em específico como garantia dos símbolos de acessibilidade para as pessoas com deficiência.

No entanto, a partir de uma norma de nome NBR 9050 que regulamenta o padrão dos símbolos, foi criado um decreto em 2018 de nº 9.296 que torna esse processo obrigatório.

Parâmetros para a acessibilidade

Entre os parâmetros que a NBR 9050 regulariza, estão o de adaptação de ambientes ou construção destes para a acessibilidade. Assim, as pessoas devem conseguir acessar de forma fácil o local independente da sua condição.

Quais são os símbolos de acessibilidade?

Os símbolos de acessibilidade são diversos. Desse modo, existe o Símbolo Universal de Acessibilidade da ONU, e mais alguns que você pode ver a seguir.

Em sua maioria, são de fundo azul e imagem branca, mas podem ser encontrados com outras cores. Com isso, atente-se ao grafismo da imagem para melhor compreensão de cada um.

1. Símbolos para pessoas com deficiência física e visual

Para promover a inclusão social, o símbolo para pessoas com deficiência física é universal. Em suma, você não pode fazer nenhuma mudança nele e é caracterizado por uma pessoa em cadeira de rodas.

O símbolo é caracterizado por uma pessoa com bengala branca e indica que o local tem aparatos para recebê-lo. Assim, tudo já fica claro desde o início.

Entrada com cão-guias

Um dos símbolos que existe para pessoas com deficiência visual é o símbolo específico para locais que podem receber cães-guia. Assim, ele mostra uma pessoa com bengala e o cão ao lado.

2. Braile

Entre os símbolos de acessibilidade para pessoas cegas, existe ainda o do Braile. Assim, é possível identificar um ambiente com objetos escritos de dupla forma, com caligrafia em Braile e na língua local de forma escrita.

3. Símbolo para pessoas com deficiência auditiva

Este é um símbolo que deve estar presente em local visível e mostra que existe algum tipo de amparo para as pessoas que não escutam. Do mesmo modo, veja a seguir quais são os tipos de símbolo para este caso:

  • Deficiência auditiva total;
  • Baixa audição;
  • Pessoas com aparelho.

Os símbolos de acessibilidade podem ser usados para identificar também essas pessoas em, como no para-brisas do seu carro, por exemplo. Logo, é um dever de todos reconhecê-lo.

Pessoas com aparelho auditivo

Para pessoas com deficiência auditiva e que usam aparelho, a inclusão também pode ser feita por telebobina, tecnologia que conta com aro magnético isolado.

Por isso, fique atento ao símbolo anterior, mas com a adição de um T branco para acionar o modo “T” do seu aparelho.

Existe também outro símbolo que segue essa mesma linha e que significa que o local comunica-se diretamente com o aparelho da pessoa. Assim, o símbolo apresenta uma sinalização diferente e pode ser feita a comunicação por transmissão FM em alguns casos.

Os símbolos de acessibilidade são essenciais na hora de garantir a inclusão de todas as pessoas. Imagem de freepik.

4. Símbolo para intérpretes de libras

Um dos símbolos de acessibilidade fundamentais para deficientes auditivos é o da língua de sinais. Portanto, este indica que um determinado evento poderá ser conduzido com o uso da LIBRAS ou outra língua de sinais local.

5. Para pessoas com dificuldade de audição

É comum ainda encontrar símbolos que representem o uso de legendas em aparelhos ou aplicativos. Dessa forma, eles ajudam na inclusão e diversidade, por permitirem que pessoas com deficiência tenham acesso ao mesmo conteúdo e material que os demais.

6. Pessoas com nanismo

Você pode se deparar ainda com o símbolo para nanismo. Então, se o seu ambiente consegue acolher de forma igualitária essas pessoas, represente-o com o símbolo internacional de acessibilidade para este caso.

7. Símbolo para pessoas com deficiência intelectual

Entre os símbolos e sinalização para a acessibilidade, a deficiência intelectual deve estar sempre lembrada. Isso porque é alto o número de pessoas que pode apresentar nível cognitivo ou comportamento que não condiz com sua idade, de forma cronológica.

O ideal é não apenas sinalizar, mas promover a inclusão dessas pessoas em todos os cenários. Afinal, segundo o Instituto Inclusão Brasil, mais de 85% das crianças com deficiência intelectual sofrem com o aprendizado nas escolas.

8. Para pessoas com ostomia

As pessoas que passaram por ostomia também tem um símbolo que mostra que o local está apto para recebê-las. Então, é mais um aspecto que não pode ser deixado de lado.

É obrigatório usar os símbolos de acessibilidade?

No Brasil, não há uma obrigação direta para o uso dos símbolos de acessibilidade. Mas, por ser uma prática de inclusão e respeito às normas, ela é muito estimulada, inclusive, de forma indireta pela lei.

A verdade é que usá-los torna tudo mais prático. Afinal, com eles você vai saber que uma vaga é apenas para quem usa cadeira de rodas e entre outros. Desse modo, hoje em dia, a aplicação ocorre de forma natural, sem precisar de uma lei específica para isso.

Conheça os símbolos de acessibilidade para aplicar na sua empresa
Os símbolos de acessibilidade melhoram em vários aspectos o mundo. Imagem do Freepik.

Como aplicar os símbolos de acessibilidade na empresa?

Para aplicar os símbolos de acessibilidade na empresa, você deve avaliar a necessidade. Ou seja, veja quais áreas precisam mais dessa adaptação. Mas, é bom saber que essa é uma ação inicial. Isso porque, com o tempo, todo ambiente terá que estar acessível.

A ideia é criar um ambiente que seja bom para todos. Contudo, claro que isso deve ser feito de forma coerente, para não trazer um grande impacto financeiro na empresa. Além disso, é bom investir em:

  • instalações com sinalizações claras;
  • treinar o time;
  • investir na comunicação interna;
  • realizar feedbacks;
  • incentivar o engajamento externo.

É sempre bom perguntar ao seu time como as mudanças estão impactando na rotina, o que ainda precisa melhorar. Aliás, esse é um ponto que deve ter uma atenção especial para as pessoas com deficiência.

Ao fazer tudo que foi citado, você vai criar um ambiente seguro, onde os símbolos funcionam de forma efetiva. Mas, para saber melhor sobre todos eles, veja um pouco mais logo abaixo. 

Sinalizações

Os símbolos devem ficar em locais visíveis e estratégicos. Assim, todos vão poder identificar onde ficam os banheiros acessíveis, rampas, área de estacionamento e outros. Ou seja, vai ser mais fácil executar as ações durante o dia. 

Não esqueça que as mudanças devem ser físicas e mentais. Desse modo, invista em espaços acessíveis, como o citado, que dão sentido aos símbolos. Então, na prática, será preciso planejar o lado financeiro para obter sucesso.

Treinamento

Invista em cursos e treinamentos que mostrem a todo time o que são e a importância dos símbolos. Além disso, com eles, será possível incentivar uma cultura mais sensível que vise abraçar todos. 

No decorrer das aulas, a sua equipe vai desfazer diversos estigmas que as acompanharam no decorrer de toda vida. Mas, para isso, é crucial investir em meios de alta qualidade. 

Comunicação interna

Não esqueça de aprimorar a sua comunicação interna. Assim, será possível, que os seus líderes passem a ideia de forma clara e que cada integrante saiba se posicionar sobre o tema de forma assertiva. 

Com o tempo, essa mudança vai impactar até os seus clientes. Isso porque, eles vão ver que o seu negócio luta pela equidade e com isso, vão sentir que estão no lugar certo. Além disso, muitos se sentirão motivados pela causa. 

Feedbacks

Não esqueça de aplicar e colher os feedbacks para garantir uma melhoria contínua. Além disso, para funcionar, crie um ambiente seguro, onde todos possam se expressar de forma coletiva ou individual.

Engajamento externo

Mostre para o mundo o compromisso da empresa com o tema. Assim, destaque os símbolos em materiais de marketing, rede e mais. Então, com isso, você estará mudando o seu negócio e o mundo.

Qual é a importância dos símbolos de acessibilidade?

Entre os principais pontos que revelam a importância dos símbolos, dá para destacar a inclusão e diversidade, direitos de todos. Da mesma forma, visa destacar alguns pontos de ambientes, como:

  • segurança para todos;
  • autonomia do local;
  • promoção da igualdade.

O ideal é que, ao longo do tempo, mais ambientes possam dar condições para todos acessarem qualquer lugar. Contudo, pequenos passos já são grandes na hora de criar um mundo mais inclusivo.

Por que sinalizar a sua empresa?

As empresas com condições de atender a pessoas com algum tipo de deficiência, devem adotar esses símbolos para visualização de modo mais fácil. Portanto, é um aspecto vital e que não se pode ignorar.

Deixe um comentário

Carrinho de compras
Rolar para cima